assine

Newsletter

20 08

Guia de filhotes: Westies

Publicado em 20 de Aug de 2012 por Fernanda Ruiz Comentar

Conheça esse companheiro corajoso e cheio de autoestima que consegue ser carinhoso sem "grudar" demais no dono

Texto: Samia Malas/ Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

Carinhosamente apelidado de branquelo ou westie pelos amantes da raça, esse cachorro de nome longo e complicado carrega muitos significados em sua nomenclatura: West Highland se refere às Terras Altas da costa oeste da Escócia, onde foi desenvolvido; White é a única cor existente e permitida nos cães da raça; e Terrier designa o grupo a que pertencem na cinofilia (estudo que se dedica ao desenvolvimento de raças caninas) – o de cães eficientes e daptados para caçadas em terrenos pedregulhosos, irregulares, além de tocas e cavernas. Conhecido como o cachorro do iG, portal de notícias que usou a raça em uma publicidade, a históriade origem do West Highland White Terrier possui duas versões. A mais famosa delas diz que, em meados do século XIX, o Coronel escocês Edward Donald Malcolm, ao sair para uma caçada com um de seus cães favoritos, de tom avermelhado, atirou em seu fiel companheiro por engano ao confundi-lo com uma raposa. A partir daí, Edward se convenceu de queos melhores cães para as caçadas seriam os de pelagem branca, que até então eram considerados cães impuros, fracos e menos hábeis para esse tipo de atividade. A seguir, conheça as principais características desses peludos independentes, corajosos e alegres.

Ficha Técnica

TAMANHO: Chega a medir no máximo 28 cm de altura

PESO: Pode variar entre 7,5 kg e 8,5 kg, em média

PELAGEM: É inteiramente branca, dupla, dura e sem nenhum cacho. O subpelo é curto, macio e fechado

TEMPERAMENTO: Possui muita energia, além de serum cão alegre, vivaz e afetuoso com o seu dono

APARÊNCIA GERAL: Possui uma expressão inteligentee penetrante, além de uma constituição forte e robusta

ORELHAS: Suas orelhas pequenas, eretas e pontiagudas lhe conferem um charme especial e um aspecto de cachorro que está “sempre alerta”

Prós

É um cão extremamente forte e resistente e sua pelagem não possui um odor forte como a de alguns cães. Além disso, fica bem sozinho, se adapta em apartamento e é ótimo com crianças, pois adora brincar.

Contras

Tem predisposição a alergias alimentares e de pele, como a piodermite – infecção causada por bactérias que vivem na pele do cão e que por algum motivo crescem de forma descontrolada, acarretando lesões e muita coceira.

Comente!