Meu Pet
Clube Meu Pet
05 12

Como ensinar seu filhote a fazer xixi no lugar correto

Publicado em 05 de Dec de 2012 por Fernanda Ruiz Comentar

Saiba como fazer para ensinar seu filhote a fazer suas necessidades no local correto

Os cães não sabem diferenciar o certo do errado, eles são baseados em seus instintos,

então não podemos culpa-los

Foto: Arquivo Pessoal 

Ensinar o seu cão a fazer suas necessidades fisiológicas no lugar certo é uma das preocupações dos donos de pets. O aprendizado dos cães é baseado em associações, feitas por meio de tentativas, erros e acertos. Uma associação que gera um resultado positivo e prazeroso para o cachorro fica fixada em sua memória, e tende a ser repetida até se tornar um hábito. Por exemplo, se ele ganhar um petisco todas as vezes que fizer xixi no lugar certo, vai tentar acertar cada vez mais. De forma contrária, uma associação que gera um resultado negativo para o cachorro tende a ser abandonada e esquecida.

É por isso que o treinamento com recompensa é muito mais produtivo do que o treinamento com punição. Mas só adianta recompensar ou reclamar com o cão durante ou logo imediatamente após o ato. Se passar mais tempo, o cachorro fará a associação, positiva ou negativa com o próximo evento qualquer que vier a seguir. 

Um filhote, não consegue segurar o xixi na bexiga e nem o cocô no intestino. Mas eles aprendem rapidamente  a controlar seu organismo. Quando o filhote tem em média 6 meses de idade, ele normalmente já tem controle sobre as funções da bexiga e do intestino. Antes disso é natural que ele erre o local de suas necessidades.
A maneira mais rápida de fazer com que um filhote guarde na memória onde é o local correto para fazer as necessidades é estar com ele o tempo todo.  Assim é possível evitar objetos roídos e xixis nos locais errados.
Quando o pequeno não puder ser vigiado, ele deverá ser colocado em uma área segura, cercada e com boa parte do piso forrada com o mesmo material que o filhote deverá aprender a usar como banheiro (jornal, tapete higiênico, areia sanitária, etc). À medida em que ele for crescendo, o espaço reservado para o banheiro deverá ser reduzido aos poucos até um limite adequado ao porte do cão. Ele nunca deve levar bronca nem ficar de castigo nessa área. Os cães sempre dão algumas voltas no chão antes de fazer as necessidades. Prestando atenção a esses sinais, o dono poderá levar o filhote a tempo para o local correto, lembrando de recompensá-lo pelo acerto com um petisco e um cafuné. Outra dica é que os cães possuem um relógio biológico preciso e, sendo animais de rotina, preferem fazer tudo sempre nos mesmos horários. Os filhotes têm a bexiga pequena, por isso eles precisam se aliviar mais vezes do que os adultos. Mas, como regra geral, os cães fazem as necessidades num prazo de até 90 minutos depois de acordar, depois de comer e depois de se exercitar/brincar.

 

Comente!