Meu Pet
Clube Meu Pet
04 03

Doença do carrapato em cães

Publicado em 04 de Mar de 2013 por Fernanda Ruiz Comentar

Veja como ocorre a doença do carrapato em cães, seus sintomas e tratamento

Previna seu bichinho da doença do carrapato 

Foto: arquivo pessoal

 

A doença do carrapato em cães pode ocorrer dois tipo diferentes de doença do carrapato: A Babesiose canina e a Erlichiose canina.

Babesiose canina

Ela é causada por um protozoário, quando infectado a babesia invade as células vermelhas do sangue se reproduzem em seu interior, quando não há mais espaço estas células se rompem causando sua destruição.

Sintomas: Devido a isto, o animal pode apresentar uma anemia severa e problemas de coagulação, Além disto o animal pode apresentar, febre, letargia ( quando não se movimenta muito), diarréia, vômitos e palidez de mucosas. Existem exames laboratoriais que o veterinário deverá realizar para comprovar a infestação do parasita. Por isso é importante consultar o médico de seu animal caso alguns dos sintomas apareçam.

Tratamento: O tratamento da babesiose canina será feito através de antibióticos específicos para o caso do seu animal.

Erliquiose canina

Esse tipo de doença do carrapato é causada por uma bactéria. Esta bactéria, infecta as células brancas do sangue do animal, podendo manifestar se de forma aguda, sub clinica ou crônica.

Sintomas: Os sintomas da erliquiose canina variam segundo a forma de manifestação da doença. As principais formas são:

Erliquiose canina na forma aguda

Erliquiose canina na forma sub-clínica

Erliquiose canina na forma crônica

Na forma aguda: o animal irá manifestar febre acima dos 39, 3 graus celcius, além de letargia, perda de peso e apetite, fraqueza.

Forma sub-clínica: geralmente não perceptível ao proprietário, o animal pode apresentar hemorragias, depressão, edema dos membros e palidez das mucosas.

Fase crônica: o animal apresentará sintomas semelhantes ao da fase aguda, porém mais brandos, poderá apresentar reações auto imunes (processos alérgicos), infecções secundárias e pneumonia, cansaço e apatia, além de anemia  e diarréia.

Tratamento: O diagnóstico se dá através de um bom exame clinico do animal,  sempre informe o veterinário sobre a infestação de carrapatos, pois esta informação é crucial, já que os sintomas podem ser iguais para outras doenças, um exame laboratorial pode identificar a bactéria no sangue e indicar o diagnóstico.

 

Comente!