Meu Pet
09 01

Manchas vermelhas nos cães é um sinal de alerta

Publicado em 09 de Jan de 2013 por Fernanda Ruiz Comentar

As manchas vermelhas podem ser sinal de alergias, infecções e até doenças autoimunes

Texto: Carla Gasparetto / Foto: Shutterstock

Fique alerta as manchas vermelhas de seu pet

Foto: Shutterstock

As manchas vermelhas podem ser sinal de alergias, infecções ou até de doenças autoimunes.

CAUSAS

O aparecimento de manchas vermelhas na pele de cães e gatos é resultado de um processo inflamatório. “As lesões são um indício de que há uma doença, seja ela alérgica, seborreica, infecciosa, autoimune ou irritante. Além disso, elas podem indicar alguma doença interna”, afirma o veterinário Luiz A. Schenato Júnior, do Hospital Clinivet, em Curitiba-PR. A localização das lesões ajuda o profissional a traçar um diagnóstico mais preciso. No caso das doenças autoimunes, por exemplo, é possível verificar o problema nas pálpebras, aberturas nasais e região íntima do animal.

TRATAMENTO

Evite usar receitas caseiras, pois podem agravar o quadro e até trazer danos irreparáveis, como cicatrizes. “Além disso, elas podem mascarar as lesões, dificultando o diagnósticoe o tratamento. Como algumas doenças têm evolução rápida, agende uma visita ao médico veterinário com certa rapidez”, diz Schenato. A escolha pelo tratamento tópico ou via oral vai depender do diagnóstico e estágio da doença. “O sucesso do tratamento está muito ligado ao cumprimento das recomendações do veterinário”, ressalta.

O QUE DIZ O ESPECIALISTA

Bull Terrier e Buldogue são exemplos de raças que podem ter doenças inflamatórias. Já o Cocker Spaniel, Golden e o gato Persa costumam ter doenças seborreicas. Shih-Tzu e Yorkshire têm predisposição a doenças alérgicas. O Chow-Chow, Poodle e Spitz apresentam distúrbios cutâneos ligados a doenças endócrinas, enquanto o Husky, o Akita e o Rottweiler,distúrbios ligados a doenças autoimunes.”

OUTROS SINTOMAS

Coceira

Queda de pelo

Inflamação da pele

Irritação

DICAS

Para evitar que o pet se coce a todo instante e agrave as lesões, o ideal é que ele utilize roupinhas ou o colar elizabetano.

A lambedura em excesso nas patinhas ou pelo corpo, tanto nos cães como nos gatos, pode ser um importante sinal de coceira. Se o seu pet apresenta esse sintoma, fique atento!

Se o médico veterinário recomendar o uso de pomadas, cremes ou sprays, é muito importante seguir as recomendações dele.

As manchas e lesões não têm época para aparecer. Tanto nas estações mais quentes como durante o frio, preste atenção nas coceiras constantes do seu animalzinho.

 

Comente!