assine

Newsletter

27 12

O que fazer quando cachorros e gatos têm mania de vomitar todo o remédio?

Publicado em 27 de Dec de 2016 por Luana Zanolini Comentar

Seu pet vomita o remédio toda hora? Saiba o que fazer nesse caso: paciência com cachorros e gatos é tudo!

Texto Magdalena Bertola | Adaptação Luana Zanolini | Foto Shutterstock

O que fazer quando cachorros e gatos têm mania de vomitar todo o remédio?

Se o seu pet vomita o remédio, é preciso ter paciência para não interromper a medicação até o fim do tratamento, mesmo que você fique com o coração na mão por conta disso. “O proprietário deve esperar alguns minutos para que o cachorro ou gato se acalme, distraí-lo e só então administrar novamente, mas não pode demorar”, ensina o veterinário Rodrigo Narciso, da DrogaVet.

Ou seja, o tutor deve se manter atento à continuidade do tratamento em questão, além do horário correto de administração, especialmente quando se trata de antibióticos, pois a má administração pode deixar a enfermidade mais resistente. O especialista Rodrigo ainda afirma que, com a convivência, acabamos percebendo qual o comportamento do animal e podemos descobrir a maneira menos estressante e menos traumática para todos.

“Se o remédio for líquido, a tendência é que a língua faça com que seja engolido. Porém, os mascotes tendem a cuspir comprimidos e cápsulas, sendo assim, é necessário colocar na garganta e segurar a boca de forma que ele engula”, diz o especialista. Misturar o medicamento em ração úmida ajuda em alguns casos, mas o uso de alimentos humanos como pão pode agravar problemas de saúde!

A adestradora Joilva, da Cão Cidadão, afirma que é preciso calma durante todo o procedimento, além de rapidez. “Assim o bicho não se estressa desnecessariamente e não fica com imagem negativa da medicação”, diz.

 

Revista Meu Pet | Ed.45

 

Comente!