A lagartixa é um dos répteis mais comuns no mundo, e é muito comum encontrá-las em casa. Elas são conhecidas por serem inofensivas, mas você sabia que algumas espécies possuem veneno? A Revista Meu Pet vai explicar tudo sobre esses animais e suas curiosidades.

O que são lagartixas?

Lagartixas são répteis pequenos, com cerca de 10 cm de comprimento, e são encontradas em todos os continentes, exceto na Antártida. Elas são muito comuns em casas, jardins e parques, e são muito úteis para controlar a população de insetos. Elas são muito resistentes e podem sobreviver em condições extremas, como temperaturas muito altas ou muito baixas.

Lagartixas têm veneno?

Sim, algumas espécies de lagartixas possuem veneno. O veneno das lagartixas é produzido por glândulas salivares, e é usado para paralisar suas presas. O veneno é inofensivo para os seres humanos, mas pode ser perigoso para outros animais, como insetos e pequenos mamíferos. Algumas espécies também podem usar o veneno para se defender de predadores.

Como as lagartixas usam o veneno?

As lagartixas usam o veneno para paralisar suas presas, como insetos e pequenos mamíferos. O veneno é injetado na presa através de uma mordida, e a presa fica paralisada por alguns minutos, o que permite que a lagartixa a coma. Algumas espécies também usam o veneno para se defender de predadores, como aves e outros répteis.

Quais são as espécies de lagartixas venenosas?

As espécies de lagartixas mais venenosas são a lagartixa-de-cauda-de-espada (Tropidurus hispidus), a lagartixa-de-cauda-de-fogo (Tropidurus torquatus) e a lagartixa-de-cauda-de-cobra (Tropidurus semitaeniatus). Essas espécies são encontradas na América do Sul, e possuem glândulas salivares que produzem veneno. O veneno dessas espécies é inofensivo para os seres humanos, mas pode ser perigoso para outros animais.

Conclusão

As lagartixas são répteis muito comuns, e são muito úteis para controlar a população de insetos. Algumas espécies possuem veneno, que é produzido por glândulas salivares e usado para paralisar suas presas. O veneno dessas espécies é inofensivo para os seres humanos, mas pode ser perigoso para outros animais. A Revista Meu Pet espera que você tenha aprendido mais sobre esses animais e suas curiosidades.