A pandemia do novo coronavírus trouxe muitas mudanças para o mundo, e o setor de animais de estimação não foi exceção. Com a quarentena, muitas pessoas tiveram que se afastar de seus animais de estimação, e muitos deles acabaram sendo abandonados. Com isso, os abrigos de animais no Brasil estão lotados de pets que ficaram órfãos na pandemia. A Revista Meu Pet traz aqui algumas informações sobre esse assunto.
Abandono de animais durante a pandemia
De acordo com dados da Associação Brasileira de Proteção Animal (ABPA), o número de animais abandonados durante a pandemia aumentou em mais de 50%. Isso significa que muitos pets foram deixados nas ruas ou em abrigos, sem nenhuma chance de serem adotados. Além disso, muitos animais também foram deixados em casas de famílias que não tinham condições de cuidar deles.
O problema é ainda mais grave em cidades grandes, onde a população de animais de estimação é maior. Em São Paulo, por exemplo, o número de animais abandonados aumentou em mais de 70%. Isso significa que muitos pets estão sendo deixados nas ruas ou em abrigos, sem nenhuma chance de serem adotados.
Aumento no número de animais em abrigos
Com o aumento no número de animais abandonados, os abrigos também estão lotados. De acordo com a ABPA, o número de animais em abrigos aumentou em mais de 40%. Isso significa que muitos pets estão sendo deixados em abrigos, sem nenhuma chance de serem adotados. Além disso, muitos abrigos também estão sofrendo com a falta de recursos para cuidar dos animais.
Para tentar amenizar o problema, alguns abrigos estão lançando campanhas para arrecadar fundos para ajudar os animais. Além disso, muitos abrigos também estão incentivando as pessoas a adotarem animais, para que eles possam ter uma nova casa.
Como ajudar os animais órfãos na pandemia?
Existem várias formas de ajudar os animais órfãos na pandemia. Uma delas é adotar um animal de estimação. Isso pode ser feito em abrigos ou em sites de adoção, como o Pet Love. Além disso, você também pode doar ração, brinquedos e outros itens para os abrigos.
Outra forma de ajudar é divulgar as campanhas de arrecadação de fundos para os abrigos. Isso pode ser feito nas redes sociais ou em sites de doação, como o Pet Love. Além disso, você também pode ajudar os abrigos oferecendo seu tempo para cuidar dos animais.
Conclusão
A pandemia trouxe muitas mudanças para o mundo, e o setor de animais de estimação não foi exceção. Com a quarentena, muitas pessoas tiveram que se afastar de seus animais de estimação, e muitos deles acabaram sendo abandonados. Com isso, os abrigos de animais no Brasil estão lotados de pets que ficaram órfãos na pandemia. Existem várias formas de ajudar esses animais, como adotar um animal de estimação, doar ração, brinquedos e outros itens para os abrigos, ou divulgar as campanhas de arrecadação de fundos para os abrigos.