A quarentena trouxe muitas mudanças para nossas vidas, e também para a vida dos nossos animais de estimação. Com as restrições de saída, muitos cães tiveram que se adaptar a uma rotina diferente, com menos contato com outras pessoas e animais. No entanto, com o fim da quarentena, muitos cães estão enfrentando ansiedade de separação, pois estão acostumados a ter seus donos por perto o tempo todo. A Revista Meu Pet traz algumas dicas para ajudar os cães a lidar com a ansiedade de separação depois da quarentena.
Identificando a Ansiedade de Separação
A ansiedade de separação é um problema de comportamento comum em cães, que pode se manifestar de várias maneiras. Os sinais mais comuns incluem latidos, uivos, destruição de objetos, xixi e cocô fora da caixa de areia, tentativas de escapar e comportamento agressivo. Se o seu cão estiver mostrando alguns desses sinais, é importante que você procure ajuda de um veterinário ou comportamentalista para descobrir a causa e tratar o problema.
Como Ajudar o Seu Cão a Lidar com a Ansiedade de Separação
A primeira coisa a fazer é identificar o que está causando a ansiedade de separação. Se o seu cão está acostumado a ter você por perto o tempo todo, é possível que ele esteja sentindo ansiedade porque você não está mais lá. Se isso for o caso, é importante que você faça algumas mudanças na rotina do seu cão para ajudá-lo a se acostumar com a nova realidade. Aqui estão algumas dicas para ajudar o seu cão a lidar com a ansiedade de separação:
- Crie uma rotina para o seu cão. Ter uma rotina diária ajuda o seu cão a se sentir seguro e confortável. Isso significa que você deve alimentar o seu cão na mesma hora todos os dias, levar o seu cão para passear na mesma hora todos os dias e brincar com o seu cão na mesma hora todos os dias.
- Dê ao seu cão algo para se distrair. Se o seu cão estiver sozinho por um longo período de tempo, dê a ele algo para se distrair, como um brinquedo ou um osso. Isso ajudará a mantê-lo ocupado e ajudará a reduzir a ansiedade.
- Deixe alguns objetos com cheiro de você. Se o seu cão estiver acostumado a ter você por perto, deixar alguns objetos com o seu cheiro pode ajudar a acalmar o seu cão. Você pode deixar uma camisa velha ou um cobertor para o seu cão se aconchegar.
- Dê ao seu cão algum exercício. O exercício é importante para a saúde mental e física do seu cão. Leve o seu cão para passear todos os dias e brinque com ele para ajudá-lo a gastar energia e a se sentir mais calmo.
Conclusão
A ansiedade de separação é um problema de comportamento comum em cães, mas é possível ajudar o seu cão a lidar com ela. É importante que você identifique o que está causando a ansiedade de separação e faça algumas mudanças na rotina do seu cão para ajudá-lo a se acostumar com a nova realidade. Criar uma rotina, dar ao seu cão algo para se distrair, deixar alguns objetos com o seu cheiro e dar ao seu cão algum exercício são algumas das maneiras de ajudar o seu cão a lidar com a ansiedade de separação depois da quarentena.